sábado, fevereiro 28, 2009

Mulheres de Chico.


Nenhum homem canta melhor as mulheres do que Chico Buarque de Holanda. Chico cantou e canta todas nós em todas nossas matizes. De Carolina a Geni. Da Rita à mãe do Meu Guri. Encontro-me em seus versos, banhada pelo luar ou usando açúcar e afeto para você parar em casa. Sou Joana Francesa e a dona do Folhetim. Já pareci com uma das Mulheres de Atenas e já olhei nos seus olhos para ver o que você dizia. Já vi a Banda passar cantando coisas de amor. Até vi Boi Voador. Senti-me sem um pedaço de mim e nunca uma saudade doeu tanto.Fui Maria, a princesa, o brinquedo e uma das três noivas do cowboy. Também fui deixada em uma ladeira do Bonfim e não devolvi seu Neruda. Cantei Olé Olá e esperei o samba para não chorar.Queimei meus navios e já não sabia mais nadar, quando tuas mãos ainda estavam em meu seio e era hora de partir. Como se eu Eu Te Amo tem uma das mais lindas letras da Música Popular Brasileira? Para mim a mais bonita sim. Mas nada que Chico escreveu chega longe da beleza. Nada! Nem mesmo o sonho medonho, pois se encerra ternamente com um apelo para o aconchego. E fico por aqui, lembrando quantas vezes falei que o meu amor tem um jeito manso que é só seu, que me deixa louca, quando me beija a boca. Lembro ainda nas outras tantas que pedi para que o menino viesse sem fantasia, pois da noite para o dia ele não cresceria. Nem eu, eternamente a menina de onze anos como no dia em que vi aqueles olhos tímidos no saguão do aeroporto aqui em Natal.

* Este texto nasceu depois de assistir mais uma vez o musical Mulheres de Holanda. Ousei brincar com as letras do poeta genial e querido Chico Buarque. Com sua licença, moço dos olhos do mar.

Um comentário:

CARMEN FOSSARI disse...

LINDO TEXTO, COPIEI E VOU POSTAR EM SCRAP NO MEU PROFILE AO ORKUT, COM A INDICAÇÃO DE SEU BLOG , QUE ALIÁS GOSTEI INTENSO.PARABÉNS E FELIZ TODO DIA NOSSO DE CADA DIA.
ABRAÇO CARMEN