terça-feira, fevereiro 06, 2007

TPM

Tensão Pré-menstrual. Sou a pessoa certa para falar dessa síndrome. Convivo há anos com as variadas formas que meus hormônios encontram para se manifestar, quando enlouquecem durante uns 10 dias por mês.

Sim, acho melhor dizer que a loucura é hormonal e não minha. Não é minha culpa se choro por qualquer coisa ou mesmo por nada. Não sou responsável pela insônia, pelos nervos à flor da pele ( aí Zeca Baleiro!). Não sou eu quem fala coisas que em estado normal, nem pensaria.

São eles, os hormônios, que se mostram e não eu. Portanto não me acusem de louca, estressada, chorona ou burra.

Rita Lee, disse tudo: “ mulher é bicho esquisito”. Resolvi procurar um médico após uma manhã, há muitos anos, quando dirigia e ouvia o rádio. Tive uma crise de choro, enquanto Gil, o compositor e intérprete (antes de ser ministro) cantava a fome da menina Madalena, só saciada com orações ao senhor do Bonfim, pois a mãe não tinha como alimentá-la.

Antes disso, já havia “me estranhado”, ao assistir a comédia Esqueceram de Mim e chorei tanto quando a mãe, em pleno vôo, percebeu que havia esquecido um dos filhos em casa, que não consegui achar nada engraçado.

Na época, o médico a quem recorri receitou diuréticos e recomendou uma dieta com pouco sal e nada de cafeína. Isso para mim, que sou dependente de café e Coca Cola?Acho que ele queria me enlouquecer de vez, porém juro que tentei, mas não durou muito.

Lembro que numa noite, em que jantávamos eu e minhas duas irmãs, o clima ficou tão tenso, que uma delas saiu dizendo que só voltaria depois que nós, as “afetadas” pela dança dos hormônios, menstruássemos.Rimos muito, as três, o que salvou o ambiente familiar.

Apesar de tudo isso, tenho uma amiga que adora a TPM. Ela aproveita para desabafar e fala tudo o que não falaria normalmente.Já a alertei que essa falta de freio pode causar acidentes irreparáveis, mas por enquanto ela nem liga e segue liberando seus desaforos a quem atravessa seu caminho.

Falando em acidentes, devo muita à dedicação do meu anjo da guarda, pois passar em sinal amarelo ou mesmo fechado, requer toda proteção possível. E meu anjo tem trabalhado bem, graças a Deus!

Estou escrevendo esse texto em fase de TPM e espero que vocês relevem algum erro absurdo. Não que eu não me engane em estado normal, mas nessa fase sou terrivelmente burra.

A propósito, um dia falei para uma colega de trabalho que não estava conseguindo escrever nada, pois me sentia obtusa e ela espantada, perguntou-me: “- O que é obtusa?”.
Percebi que mesmo na TPM eu não estava tão mal assim.Pelo menos ainda conservava um vocabulário razoável.
Evelyne Furtado

2 comentários:

Anônimo disse...

O texto mostra a sua capacidade de interagir em diversos universos femininos, dentre eles, o da tpm. Crônica feita com um humor gostoso de ser lido e uma fina ironia passada nas entrelinhas, assim como, uma desculpa pelo excesso durante o período mencionado. Maravilhoso!!!!!

Evelyne Furtado. disse...

Seus comentários ganham dos meus textos. Obrigada e parabéns!