terça-feira, novembro 28, 2006

Romance, solidão e esperança.



No início era um solitário e como um solitário parecia tímido, porém apresentava uma delicadeza não peculiar aos que passam pela vida só. A sensibilidade era uma característica visível e a inteligência vivaz também era marca clara. A imagem revelava-se aos poucos e já começava a encantar o coração ávido.
Um jogo e lá estava seu raciocínio agudo, seu temperamento lúdico, a despeito de ser um cara sério.
A cada encontro uma alegria, um alvoroço na pele, um presente.Trocas de palavras e afagos. Crescia o interesse e a saudade entre uma visita e outra.Os contatos revelavam mais.Descobriu que ele não vinha só. Trazia personagens marcantes de suas marchas pela vida.E histórias que seduziam a ouvinte, que quanto mais o conhecia, mais o admirava.
Um cavaleiro andante, audacioso, corajoso e aventureiro, formava-se naquele pequeno espaço. Tinha olhos misteriosos e convidativos como o mar de suas praias.
Inspirava amor, vontade de cuidar e oferecia braços protetores. Recebia, mas ofertava amor e confiança. Sabia tanto da vida que a fazia sentir-se boba, mimada. E assim crescia seu respeito pelo homem, a essa altura amado.
Nas peças que a vida prega, ela foi tornando-se solitária e saudosa desse amor. Jogava garrafas ao mar e palavras ao vento, quando com ele não podia estar. Sonhava os sonhos que ele a ensinou a sonhar e chorava quando não os via realizados.
São, esses amantes, protagonistas de cenas hollywoodianas. A província tem para eles ora ares nova-iorquinos; ora bucólicos.
Encontram-se em cenários os mais variados e há sempre um regaço, um porto onde ancoram suas dúvidas, suas inseguranças, seus receios.Há também estâncias paradisíacas, onde seus corpos e almas têm tratamento de deuses.
Ele, um Hércules no exercício dos seus doze trabalhos, confunde-se com Dom Quixote, enfrentando moinhos de vento; brigando contra a chuva, contra o sol, contra o tempo. Ela, uma Penélope, tecendo versos enquanto seu herói não vem.
Lutam contra adversidades e isso traz sofrimentos. O curso da vida os tem levado em direções aparentemente opostas, mas há esperança num encontro definitivo. O menino cresceu, mas ela reconhece seus traços em todas as vezes que o vê. Orgulha-se de seu avanço e nutre os mesmos sentimentos de antes. Ainda deseja mergulhar no seu mar,enquanto exerce seu labor espartano, torcendo para seu guerreiro voltar.

Evelyne Furtado.

Nenhum comentário: